Imagem
As Relações Familiares e Afetivas • As relações familiares e afetivas nos dias atuais têm passado por transformações profundas, refletindo as mudanças sociais, culturais e tecnológicas que marcam o mundo contemporâneo. A tradicional ideia de família - composta por pai, mãe e filhos - deu lugar a uma diversidade de arranjos familiares: famílias monoparentais, reconstituídas, homoafetivas, entre outras formas legítimas de convivência e afeto. Essa pluralidade demonstra que o essencial nas relações familiares não é a estrutura, mas o vínculo, o respeito mútuo e o cuidado entre seus membros. Ao mesmo tempo, a vida moderna impõe um ritmo acelerado, com agendas cheias, pressões profissionais e excesso de informação. Isso pode afetar a qualidade do convívio familiar, reduzindo o tempo de partilha e o diálogo entre pais e filhos, irmãos e cônjuges. A presença da tecnologia dentro dos lares, se por um lado aproxima quem está longe, por outro, pode distanciar quem está perto - com celulares e ...

 


Exercícios podem ajudar idosos que tiveram AVC •


Pesquisadores da University of British Columbia, no Canadá, realizaram um estudo que mostrou que pacientes idosos que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC) ou que têm risco de demência podem se beneficiar da prática de exercícios físicos.

O estudo envolveu 120 adultos com 55 anos ou mais e em recuperação de um AVC, que podiam andar sozinhos pelo menos 6 metros e que não tinham demência. Eles foram aleatoriamente designados para aulas supervisionadas duas vezes por semana em um dos três grupos: o programa de exercícios bastante intensivo, um programa de atividades de enriquecimento cognitivo e social ou um grupo de controle de exercícios de intensidade leve. (Leia mais...)

A arte da autoestima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog